Portugal organizou o primeiro encontro trilateral, com Espanha e Alemanha, de partilha de boas práticas no envelhecimento ativo e saudável. O objetivo passou pela troca de experiências e de aprendizagem mútua sobre o tema.
O encontro, que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Loulé, contou com os coordenadores das políticas de envelhecimento ativo e saudável dos três países.
Na reunião de trabalho foi destacado o Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável de Portugal, recebendo elogios pela sua abrangência e pela definição de atividades concretas, com uma planificação e execução já em curso.
Para Nuno Marques, coordenador do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável, “foram dois dias de trabalho muito produtivos, com partilhas e bons exemplos a replicar, com problemas e soluções possíveis apontadas. Ficou desde logo acordada a realização do segundo encontro tripartido, desta vez em Madrid. Foi uma honra Portugal receber, pela sua importância crescente e pelo reconhecimento internacional obtido, este encontro de trabalho e partilha de políticas de envelhecimento ativo e saudável”.
No encontro, foram ainda debatidas as soluções que estão a ser implementadas nos três países para responder à Recomendação Europeia dos Cuidados de Longa Duração de 2022, nomeadamente com medidas para garantir o acesso aos cuidados, o reforço dos cuidados ao domicílio, a qualidade e a certificação dos cuidados, as carreiras e as condições de trabalho dos trabalhadores e a gestão eficiente e sustentável dos cuidados.